A inovação consiste em potencializar os processos humanos com soluções novas ou melhores e não em tentar resolver os mesmos problemas com mais botões e telas.
Esta afirmação é bastante ousada e até insultuosa para aqueles que se dedicaram a resolver detalhes minuciosos, mas, como observamos na atual recessão do mercado de startups, nossos ingênuos propósitos auto-criados de uso para as (massas) são bastante instáveis.
Acredito que a nova geração de soluções digitais ajudará a profissão de TI evoluir, e, em contraste com o que muitas pessoas pensam, prevejo que as empresas voltarão a crescer.
Tenho acompanhado as tendências e vejo que neste momento há muitas oportunidades de negócios que podem ser aproveitadas agora ou serão úteis no futuro.
A rede que se formou nesse processo foi muito importante. As empresas trocam muitas informações umas com as outras e isso potencializa muito o amadurecimento do mercado. Atualmente empresas pequenas não costumam contratar um serviço on-line para suprir alguma demanda.
Agora é a hora de voltar ao ponto de partida, revisitar as questões e explorar novas abordagens aproveitando o aprendizado desta década para não cometer os mesmos erros novamente.
Quais foram esses erros? Quais foram os acertos? Devemos nos concentrar no nível micro ou no nível macro? Talvez um meio-termo? Uma oportunidade única está se apresentando agora.